casamento-fefa-caram-brinco-de-noiva-alessandra-cazzaro-hora-do-beijo

Noiva: Fernanda Caram Fotos: Mario Lima/ Vestido: Monique Lhuillier/ Joias: Alessandra Cazzaro

Vamos começar nosso blog dando dicas sobre o processo de planejamento de um casamento e como fazer para a noiva não surtar durante esse processo.

Meu nome e Alessandra Cazzaro, sou designer de joias há mais de 10 anos e tenho um atelier de noivas com joias e acessórios exclusivo para noiva, com um acervo de aluguel e venda. Cada noiva se torna muito especial para mim e em razão disso troco muitas ideias com elas, dando dicas e ajudando de uma forma geral com o grande dia. Como já fui noiva sei exatamente a ansiedade e o nervosismo que passamos até chegar o grande dia.

Por isso resolvi escrever o primeiro texto do nosso blog sobre dicas gerais do casamento. Independente do que falam acredito que toda noiva merecia uma licença de casamento…hahaha Brincadeiras a parte, organizar um casamento não e tão complicado assim quando você segue algumas regrinhas que abaixo compartilho com vocês tanto da minha experiência profissional quanto da minha experiência pessoal:

Dica 1 – Que tipo de casamento você quer?

Você sabendo o tipo de casamento que deseja já consegue facilitar muitooo as pesquisas.

Por exemplo, quer um casamento super tradicional na igreja? Quer casar na praia? Quer casar no espaço da festa? Campo? Fazer um mini wedding?

Tendo o estilo, o próximo passo e contratar uma assessora, ela te trará um cronograma mensal do que precisar conhecer e fechar por mês.

Caso não queira fechar uma assessora para planejar o casamento e quiser fechar apenas para o dia, segue os próximos passos.

 

cerimnia-casamento-foto-ricardo-hara

Foto Ricardo Hara

Foto Ricardo Hara

casamento-pe-na-areia

                                                                                   Fotos: Ricardo Hara

Dica 2 – Qual e o seu orçamento?

Não comece um casamento sem ter um orçamento, acredite, já é difícil mantê-lo imagine sem ele.

Tendo um valor base, não terá surpresas nos meses seguintes, é importante ter consciência que o pacote casamento, normalmente vem com o pacote casa própria, esses dois momentos andam juntos, assim você precisa ter uma ideia do que pode gastar com a festa para não se estressar financeiramente durante os meses do casamento.

Se as famílias forem ajudar, coloque no cronograma uma ideia do que eles irão dar e saber para qual setor irá essa ajuda, sim essa ajuda entra no seu orçamento inicial então nada de descontar o valor da ajuda no seu orçamento.

Tendo o estilo e o orçamento, as coisas já ficam mais fáceis, primeiro você não perde tempo pesquisando referências de estilo fora do que você gosta e segundo você já começa a conhecer nas pesquisas fornecedores que fazem em casamentos com o jeitinho de vocês, não tem casamento mais lindo quando a festa é a cara dos noivos.

vestido-de-casamento

Noiva Juliana Sette/ Foto: Caixa de Retrato, Carola Coelho /Vestido: Camila Macedo/ Joias: Alessandra Cazzaro

Dica 3 – Referências e pesquisas

Se você tem pouco tempo, não precisa ir em todos os fornecedores possíveis e imaginários que achar na internet ou receber indicação. Faça um primeiro contato pela internet para conhecer um pouco do trabalho do fornecedor, converse por e-mail, sinta se esse fornecedor tem a mesma energia que a sua e que entende o que realmente quer do para casamento.

Apenas assim você já terá uma ideia de quem vale a pena ir pessoalmente. Esse tempo de ir em vários fornecedores do mesmo segmento para um casamento planejado em 1 ano e super viável, se seu casamento e planejado em 6 meses isso ajudará muito. Tempo é uma chave muito importante , sem contar que muitos noivos não gostam de visitar muitos locais e assim se torna uma visita mais certa.

Escolheria no máximo 4 fornecedores do mesmo setor para ir conhecer, fazendo uma boa seleção pela internet.

coisas-que-amamos-diário-de-noiva-organização-bridezilla

Dica 4 – Prioridades

Você precisa selecionar quais são as suas prioridades, primeiro o local, sem ele nada de festa.

Depois você já tem que pensar qual é o orçamento da noiva e do noiva para roupas e joias, não deixe isso por último toda a festa são para os convidados o álbum e todo o look dos noivos são para vocês, se sentir lindos e maravilhosos é o mínimo para o grande dia.

Em seguida o que é mais importante para você e seu noivo? Comida? Foto e vídeo que ficaram com vocês para o resto da vida? Música? Decoração? Convite?

Colocando em ordem de importância você terá uma ideia com o que pode gastar mais ou menos.

0001873841II-1920x1280-e1407271936742

Dica 5 – Conselhos não são para atrapalhar e sim para ajudar 

No seu casamento todo mundo irá querer dar opinião, isso e um fato, afinal são duas famílias se unindo muitos amigos fazendo parte do grande dia e isso e ótimo, você não pode ver como algo negativo, apenas escute todos os conselhos e gostos filtre e escolha com seu coração o que e mais a cara de vocês.

Você só não pode tudo que te falarem levar ferro a fogo, por exemplo sua amiga acha bonito uma cor de decoração e te fala isso, essa e a opinião dela não quer dizer que acha a sua escolha ruim.

madrinhas3

Dica 6- Deixe para final apenas detalhes

O último mês é apenas para resolver os detalhes, não deixe nenhum fornecedor importante para última hora, isso só te trará ansiedade e nervosismo.

Sem contar que o último mês  é para apenas confirmar as informações e contrato, pois caso estiver faltando algo ainda dá tempo de retificar.

Dica 7- Fechou um contrato, não fique olhando mais nada

Se você já fechou com algum fornecedor não se de o trabalho de ficar procurando referencias e outras ideias, isso só te deixará insegura e confusa.

Dica 8- Faça o teste com as joias, vestidos e beleza

A melhor coisa é você se ver completa para o seu grande dia, o comum é marcar entre 15 a 20 dias antes com o pessoal da beleza, as joias que você alugou ou comprou e o vestido.

Sei que é difícil conseguir juntar a agenda de todos, mas vale a pena. Você já vai tirar a primeira emoção de se ver pronta e fora que se tiver alguma que ainda não está totalmente do jeitinho que deseja a hora e essa de falar.

joias de noiva-casamento-real-vestido-de-noiva

Foto: Caixa de Retrato, Carola Coelho /Vestido: Camila Macedo /Beleza: Mondek / Joias: Alessandra Cazzaro

 

Dica 9 – Dia do casamento, dia de alegria

No dia do casamento você só tem que fazer uma coisa, ser FELIZZZZZZZ, chegou o grande dia, tome um ótimo café da manhã e vá curtir o seu dia de princesa, se arrumar, fazer massagem, tudo que você tem direito.

Aproveite cada minuto, acredite eles farão toda diferença na sua memória.

Nada de ficar querendo falar com fornecedor e dar uma de assessora, ver item por item é função delas, por isso a importância de uma assessora que você confie muito no seu dia.

casamento-na-praia

Noiva: Jessica Arones/ Foto Michel Roth/ Vestido: Lourdinha Noyama/ Joias: Alessandra Cazzaro